Obras de Jean Sibelius no Teatro Municipal

Data:

Em mais uma edição do projeto Ciclo das Quintas, o Instituto Boa Vista de Música (IBVM) apresenta nesta quinta-feira, 27, um concerto especial, tendo no repertório obras do compositor finlandês Jean Sibelius. Promovido em parceria com a Prefeitura, o evento dar-se-á na Sala Roraimeira do Teatro Municipal de Boa Vista, a partir das 20h.

Entre as composções programadas, destaca-se a “Sinfonia Nr. 05” (Op. 82), considerada uma das obras mais apreciadas de Sibelius e que foi estreada em 1915, no dia do 50º aniversário do músico.  Além de “Andante Festivo”, concerto notável por sua rica sonoridade e fluxos suaves e contínuos de frases melódicas. Esta criação foi a última apresentação de Sibelius como maestro.

Nascido em Hammenlina, na Finlândia em 1865, Sibelius destacou-se por elevar a cultura e o folclore finlandês em sua música. Violinista de formação, tinha pouca afinidade com o piano. E só mais tarde passou a escrever obras genuinamente pianísticas, encontrando no instrumento as texturas musicais que ele conseguiria com a orquestra completa.

No espetáculo em Boa Vista, a Orquestra Sinfônica do IBVM vai interpretar ainda a “Serenade Nr. 02 Para Violino e Orquestra” (OP. 69), que será interpretada pelo professor da Cátedra de Violino e spalla Rafael Dommar e a “Finlandia” (Op. 26), poema Sinfônico escrito em 1899, que evoca a luta nacional do povo finlandês trazendo, ao final, o sereno e melódico Hino da Finlândia, composto pelo próprio Sibelius.

Os ingressos para o espetáculo, a R$ 20 e R$ 10,  podem ser encontrados no site Bilheteria Digital, ou na sede do IBVM localizada na Praça do Mirandinha, Rua da Tangerineira 411, Caçari.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Mais como este
Relacionado

Cuidado com o candiru

Outro dia me lembrei de história contada por veteranos...

Ainda do regabofe de Leocádio

Reinaldo Dias. com sua mãe, Iolanda, Luis Brito, com...

Da Segad

Regabofe do Leocádio

O patrão do CTG, Jayme Roque Huppes, e sua...